sexta-feira, 20 de julho de 2012

BROTOU UM CANAVIAL AO MEU LADO

Getulina, inverno de 2012.

Era uma quinta, e a noite estava de bom tamanho para alguém que não tem muita paciência com o calor. Aquele trecho do ano com temperaturas que fazem escorrer suor pelo corpo e que deixam a pele grudenta, dando a sensação – verdadeira – de que estamos constantemente sujos. Porque o suor tem disso: ele lava a alma e traz para fora as impurezas de sempre. Mas há que se admitir: eis aí uma estação com as suas peculiaridades.

Só que agora é inverno, e a estação que no hemisfério norte acontece entre os meses de dezembro e março reservou na noite de quinta uma das suas. Um parêntese: não acredite em coincidências. O fato de ser inverno nas Américas Central e do Norte e na Europa justamente quando aqui, na África e na Oceania é verão não é obra do acaso. Isso se deve ao movimento de translação e aos 23° de inclinação que a Terra tem em relação ao sol.


Mas essa divagação astronômica só serviu para antecipar a história de hoje, que decorreu ontem. Um bar foi a opção para ver um jogo que nem do meu time era. E pela terceira semana seguida, o Palmeiras enfrentava o Coritiba, agora pelo Campeonato Brasileiro. O resultado final foi 1x1, o que não alterou a ordem das coisas. Os dois seguem na parte de baixo da tabela e o São Paulo mantém-se mal desde 2009. Reconfortante.

Como um convite de amigo não se nega, um bar não é o pior dos locais para se ver um jogo. É claro que muitos dos comentários sobre a partida são risíveis, um bando de gente quer falar ao mesmo tempo, xingar, elogiar, gritar gol, lamentar o tento sofrido, a conversa que cruza o salão para emendar-se com outra mesa. É o emaranhado de informações que faz do torcedor um apaixonado por esse esporte, diferente de qualquer outro, uma vez que o apelo é incomparável.

Como se não bastasse tudo, ao meu lado sentou-se um bêbado. Como sobreaviso, o amigo à minha esquerda proferiu: “Vi esse cara cuspir um pedaço do fígado no hospital. Estava quase morto, parou de beber, melhorou e agora está na fossa outra vez”. Sim, ele estava na fossa, porque o bafo que da boca dele saía arrombou as minhas defesas, e por um momento o álcool dele me cambaleou também. Eu definitivamente estava embriagado por tabela, sem ter ingerido uma gota sequer.


E a criatura desandou a falar. Falava do time, do campeonato, do rival Corinthians. Pior: repetia incessantemente as mesmas coisas. Ouvi-lo e ver a cena não foi dificultoso, mas o cheiro era ingrato. Era a cachaça me dizendo: “você me desprezou a vida toda, me julgou, apontou o dedo àqueles que me tragaram. Suporte as consequências agora”. Era a vingança da birita contra mim. O manguaçado estava ali por um bom motivo. Regozijei-me diante da sua causa, mantendo certa distância, é claro, já que a falta de banho também era notória.

Mas a minha sensação de importunado foi dando passagem à outra reflexão. O que leva alguém a chegar ao estado de embriaguez profunda e diária? Se alguém o faz é porque gosta, mas antes disso há o momento que tenciona a respectiva propensão. O vício, qualquer um deles (em drogas, em sexo, bebida alcoólica, carros, compras, tecnologias, futebol, religião), é resultado de uma falta, que, na visão do indivíduo que se encontra fragilizado, só a prática desregrada de alguma coisa pode preenchê-lo. Qualquer prática em excesso é efeito de uma ruptura.


Sei lá o que pode ter levado aquele homem a beber a ponto de não mais sentir o gole. O juiz apitou o final do jogo, ele ficou satisfeito com o empate, mas não sem antes resmungar uma palavra ou outra, todas incompreensíveis, como se pronunciasse somente consoantes. O vento que vinha de fora trazia, de novo, o hálito daquele ser até mim. Era o fim da quinta-feira, dia de futebol, reflexão e boas risadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário