segunda-feira, 22 de outubro de 2012

É DO JORNALISMO BATER E APANHAR

Procuro não escrever textos que contenham auto-testemunho, aqueles em que o autor fala de algo que ocorreu com si mesmo. Mais válido, em se tratando de jornalismo, falar acerca do que acontece lá fora. Enfim, qualquer situação com que a massa possa se identificar. Eis aí um dos pontos de partida para que o texto jornalístico seja lido ou não.

Mas, admito, em alguns casos o depoimento próprio tem a sua valia. Lanço mão, hoje, dessa estratégia para colocar em discussão com jornalistas, estudantes e público em geral alguns meandros dessa atividade que expõe extremos.

Na semana seguinte às eleições do dia 7, escrevi um artigo sobre o pleito em Getulina, abordando os números na votação para prefeito e vereador, além de propor análises sobre o que significavam todas as cifras. Os resultados, em qualquer lugar, todo mundo conhece, e é válido ao profissional de imprensa oferecer algumas reflexões pertinentes, novas, que vão além do que já está posto.

O trabalho de uma semana inteira, com cinco páginas, recheado de pesquisa e precisão de dados, foi publicado no domingo seguinte, dia 14, no semanário de Getulina-SP, o Getulina Jornal. Para este blog, o artigo foi dividido em três partes postadas em 16, 17 e 18 de outubro.

Entre um sem número de informações, estava ali um índice curioso: um dos candidatos a prefeito recebera, apenas, 55 votos. Uma quantidade irrisória, a considerar que, caso fosse postulante a cargo de vereador, não conseguiria se eleger nem com o triplo de escolhas. Entrando nas análises para compreender por que uma quantidade tão baixa de votos, coloquei que o fato do postulante a prefeito ter ficado fora da cidade durante algum tempo pode ter prejudicado o seu contato com a população. Além disso, segundo alguns eleitores nas redes sociais e nas ruas, o vice na chapa afastava os votos no candidato a prefeito. Isso desencadeou a revolta de uma leitora (a quem interessar, essa é a parte do texto em questão http://semcensor.blogspot.com.br/2012/10/a-eleicao-2012-em-getulina-parte-ii.html).


No último domingo, como resposta ao meu artigo, a moradora publicou no jornal uma espécie de carta de repúdio a mim (que pode ser lida ao final deste texto). Por ser irmã do candidato a vice-prefeito na chapa derrotada, sentiu-se ofendida por entender que eu atribuí ao irmão o fracasso da candidatura. E teceu, ali, palavras pouco elogiosas a meu respeito.

Apesar de não ser agradável ler um conteúdo agressivo, direcionado, achei importante o veículo ter publicado a carta da cidadã indignada, ainda que eu tenha notado uma total falta de compreensão da parte dela em relação ao que eu havia escrito. Embora eu pudesse, a partir de argumentos, opinar que o irmão dela teria sido uma das causas do fracasso da chapa nas eleições para prefeito, não o fiz, usando somente o que ouvi e li de parte do eleitorado getulinense, sempre alertando que aquilo apenas indicava uma possibilidade.

Quem envereda pelo campo da política está fadado a se deparar com desagrados de todos os lados. Muitos dos nossos principais jornalistas que analisam política (esporte, cultura, economia...) acabam por ser acusados disso e daquilo, mas a competência termina por definir o apoio da sociedade, a despeito de uma ou outra ofensa direcionada por quem se sentiu atingido pela cobertura da imprensa.

Por trabalhar com a denúncia, a oposição, o jornalismo normalmente bate – e continuará batendo – em alguém. Até por isso, o jornalista não poucas vezes é vítima de si e da sociedade, que o cobra, de maneira justa, por um erro, uma negligência, uma cobertura mal feita. É inerente à atuação levar algumas pancadas. Elas estarão sempre por aí, nos rondando, tentando esmorecer o que o jornalismo tem de melhor.



CARTA DA LEITORA, PUBLICADA NO GJ DE 21 DE OUTUBRO DE 2012

*Reproduzida da forma como foi publicada, com alguns acertos de pontuação feitos por mim para que o texto se tornasse mais claro

THIAGO CURY
Tomei a liberdade de me apresentar, eu sou Alcione Aparecida Ducci Sioni, irmã de Wagner Sioni e de Mário Augusto Sioni. Você, por ser um “jornalistazinho”, deve saber do vice do Ulisses a quem você se referiu; Então: ele é meu irmão querido, e não admito que ninguém o ofenda e nem o agrida com palavras. Vai aqui a resposta que você pediu para ouvir, é o contrário do que você disse, o vice do Ulisses tinha que ter se candidatado com outra pessoa que mora em Getulina. Garanto para você que ele teria mais votos do que teve com o candidato a prefeito.

E outra Thiago, se você se identifica tanto e tem essa visão a respeito do Ulisses, quatro anos passa (sic) rápido, candidate-se com ele, não passe vontade, não. Seja corajoso como meu irmão foi e vamos ver se você é capaz o suficiente de aguentar o rojão. Não é o vice que elege o prefeito, é o prefeito que elege o vice. E estes (sic) 55 votos, a maioria foi da parte do meu irmão Peko’s. Não vou dizer que meu irmão agrada a todos, por quê (sic), nem Jesus agradou a todos, mas o pouco faz a  diferença. Agora, você nem aqui reside, só sapeia (sic) a vida alheia e dá palpite errado, você não precisa gostar do vice do Ulisses, não estou fazendo questão, não. Porque para mim, você nem me cheira, nem me fede. Você existindo ou não, para mim é a mesma coisa, não precisamos de você para nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário