quarta-feira, 31 de outubro de 2012

SER CHAMADO DE NARIGUDO NÃO ME FEZ DEPRIMIDO: eu poderia ter virado emo ou bandido?

Abril, 1984.

Quando nasci, num hospital qualquer da Pauliceia, ninguém imaginaria que, adiante, aquela criatura simétrica e apaixonante sofreria chacota alheia. Meus 51 cm de altura, quase 4 kg e olhos castanhos avantajados   me credenciavam à lista dos 100 bebês mais irresistíveis do mundo. Talvez por isso eu tenha até sido vítima de mau olhado ou objeto de desejo de ladrões de recém-nascidos, que me venderiam por uma fortuna a algum casal de Paris ou Berlim, tamanho era o meu poder de tornar feio todo o resto. Veja isso pelo lado bom: eu seria quem sou na Europa, e não em Getulina-SP ou Alto Araguaia-MT.

Mas o tempo passou, eu envelheci e as arestas despontaram. A maior delas, o meu nariz. Aos 15 anos foi o auge. Quem me via ali pela primeira vez era capaz de jurar que, antes de mais nada, formou-se meu nariz e a partir dele o resto do corpo veio. Não era a minha cabeça que continha o nariz. Este é que comportava cabeça, tronco e membros. Enfim, a minha existência dependia do meu nariz, e não era por motivo de respiração, apenas. Eu tinha ali a descendência metade libanesa, metade italiana exposta em sua face mais cruel. Não foram poucos os que me avistavam de perfil e garantiam que eu havia sofrido uma espadada na cabeça, e parte dela, grande inclusive, ficara de fora.

Mais magro, entre os 13 e vinte e poucos anos, atendia pela alcunha de narigudo ou simplesmente nariz. Se eu era feliz nessa época? Até era, mas confesso que os pensamentos imprudentes me tomavam em alguns momentos, podendo até praticar desatinos: ameaçar suicídio, provocar atentado à bomba em algum evento de beleza ou entrar com requerimento junto à Corte Internacional reivindicando o fim da produção mundial de espelhos.


Não foram poucos os que diziam: “aspirador de pó” ou “que napa!” ou “deixe um pouco de oxigênio pros outros” ou “se você fosse jogador de futebol, Thiago, estaria sempre em impedimento”. Eu ouvi tudo com certo humor e resignação. Eu também não era um santo e tinha estratégias à altura.

Não sei ao certo, mesmo porque a legislação não é específica sobre isso, se os elogios dirigidos a mim se configuravam como bullying. É fato que sempre assimilei tudo em tom de brincadeira, tendo o entendimento de que não passava de gozação. De qualquer forma, poderia ter se tornado um trauma, uma frustração que seria projetada nas minhas relações posteriores, seja na escola, no trabalho ou na sociedade. Não foi o que ocorreu.

A linha entre a tiração de sarro e a ofensa verbal é estreita. Além da dificuldade de julgar se a criança maltratou outra, toda a questão é subjetiva, pois cada um reage de uma forma a uma brincadeira ou agressão. E é da criança brincar, infringir regras, falar aquilo que vê. E a gente vai permanecer ainda por um bom tempo entre o “não” excessivo, que veta a espontaneidade, e o medo de que uma palavra mal posicionada fira alguém durante um bom tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário